09 de julho de 2021 19:31

Secretaria de Saúde ministra capacitação para o manejo dos equipamentos odontológicos em Mucuri

A Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri realizou hoje (09/07), no auditório do gabinete da Prefeitura Municipal, uma capacitação para auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem com o tema: “Procedimentos operacionais padrão para o manejo dos equipamentos odontológicos” que contou nesta fase com 10 pessoas representantes das Unidades de Saúde da Família, da sede: USF-001, USF-002, USF-003, USF-009 e USF-0014.

O público do treinamento foram exatamente os auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem. A capacitação foi ministrada pelo técnico Edicarlos Peixoto Costa, responsável pela manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos odontológicos do município de Mucuri e pela cirurgiã dentista Elizabeth Emília dos Santos, coordenadora odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri.

Conforme a coordenadora odontológica Elizabeth Emília, os procedimentos operacionais padrão é um documento organizacional que traduz o planejamento a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para realização de uma tarefa. Cujo objetivo, é padronizar a realização do processo de manejo dos equipamentos odontológicos para minimizar erros, desvios e variações.

De acordo com a dentista Elizabeth Emília, assim fica mais fácil garantir uma efetividade do trabalho e prolongar a vida útil dos equipamentos. A capacitação oferecida pela Secretaria de Saúde de Mucuri visa à padronização da assistência prestada em todos os serviços da rede municipal, considerando a segurança do usuário, a valorização do servidor e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, além da diminuição de infrações éticas e ocorrência de erros.

Segundo a coordenadora Elisabeth Emília, o propósito do governo do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), é de padronizar as ações dos profissionais e sistematizar a assistência a ser prestada ao usuário, além de fornecer subsídios para implementação desta assistência nas Unidades de Saúde da Família do município, buscando a melhor forma de executar os procedimentos do cotidiano na assistência odontológica.

Pular para o conteúdo