09 de julho de 2021 20:12

Secretaria de Turismo e Cultura de Mucuri inicia pré-cadastro para emissão da CNA dos Artesãos

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, está realizando o pré-cadastro dos artesãos e artesãs no PAB – Programa de Artesanato Brasileiro para intenção da CNA – Carteira Nacional do Artesão. A Carteira do Artesão ou do Trabalhador Manual é um importante instrumento para os trabalhadores da área. Gratuito, o documento regulamenta a profissão do artesão, após a inserção de dados do profissional no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

Com a CNA – Carteira Nacional do Artesão, o profissional pode participar de feiras de artesanato locais e nacionais nos estandes do PAB, obter descontos na comercialização de espaços em exposições e feiras de arte e ainda participar de oficinas artesanais. Além disso, o profissional também pode comercializar seus produtos por meio de programas lançados e obter incentivos fiscais. A carteira possui validade de 6 anos.

O cenário da pandemia do Coronavírus fez com que muitos serviços presenciais fossem suspensos com maior número de pessoas. No entanto, visando a saúde de todos e para continuar o atendimento aos artesãos com segurança, a SETUR – Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri está realizando gratuitamente o pré-cadastro por agendamento, por meio dos telefones: (73) 9 9999-1172 ou (73) 9 9952-0201.

Segundo a secretária Municipal de Turismo e Cultua de Mucuri, Luzinete Souto, o artesanato é uma importante atividade para o desenvolvimento econômico e para o turismo do município de Mucuri. Quando a pandemia acabar o setor turístico precisará de todos os componentes funcionando a pleno vapor. E que o pré-cadastro permitirá que os artesãos conquistem o documento de identificação e assim, o Programa de Artesanato poderá seguir no auxílio para o avanço da atividade artesanal em Mucuri.