Secretários e equipes técnicas vistoriam obras da Unidade Municipal de Pronto-Atendimento 24 Horas de Mucuri
Na manhã desta terça-feira (31/01), o secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, com o secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, com suas equipes técnicas vistoriaram as futuras instalações da UPA – Unidade Municipal de Pronto-Atendimento 24 Horas, localizado às margens da BA-001, no bairro Baía do Sol, na cidade de Mucuri.
A Prefeitura Municipal de Mucuri iniciou desde o ano passado as obras de revitalização do prédio da UPA, que estava abandonado há duas gestões anteriores e depois de pronta, funcionará a Unidade Municipal de Pronto-Atendimento 24 Horas. O prédio começou a ser construído em 2012 e desde lá, se passaram mais duas gestões e não concluíram a edificação.
Segundo secretário de Obras, o engenheiro civil Victor Augusto, atualmente a unidade recebe obras de correção na estrutura do prédio, recuperação do telhado, reboco das paredes, pinturas, construção da parte estrutural externa da edificação e principalmente a implantação do sistema elétrico de todo o prédio, que tem sido a parte mais demorada. “Esse nosso encontro foi para se realizar uma conferência geral, de instalações elétricas, instalação dos pontos de ar-condicionados, compatibilização dos ambientes e foram pontadas algumas modificações na estrutura da parte externa as obra”, pontuou o secretário Victor Augusto.
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, disse que atualmente o município vive uma nova fase de humanização e melhoria no serviço ofertado e que a Unidade Municipal de Pronto-Atendimento 24 Horas vai ser um marco no atendimento à população. “A unidade vai ter toda uma estrutura e equipamentos modernos, uma equipe especializada em urgência e emergência para uma maior e melhor eficiência possível no atendimento do cidadão e da cidadã. A população pode ficar tranquila, teremos uma nova estrutura e serviços mais modernos”, assegurou Jardim.
O secretário Fernando Jardim, lembra que a atual gestão ao assumir o município em 1º de janeiro de 2021, o prefeito Robertinho colocou como prioridade do seu mandato a conclusão de todas as obras que estavam paradas no município, entre as quais a UPA 24h. Disse, que ao tomar posse e conhecer o estágio da UPA, Robertinho se deparou com 64% do seu cronograma executado. A real situação da unidade era ruinosa com materiais elétricos furtados, infiltrações e a edificação depredada.
O secretário de saúde Fernando Jardim, destaca ainda que em dois anos de governo, a atual gestão concluiu o processo de retomada da obra junto ao Ministério da Saúde, realizou licitações para revitalização da unidade e a aquisição de equipamentos hospitalares com recursos próprios do município e ainda promoveu um chamamento público que definiu a Organização Social de Saúde que fará a gestão compartilhada da unidade municipal.