13 de janeiro de 2023 08:00

Trechos com asfaltamento já concluídos começam a receber sinalização horizontal em Mucuri

A cidade de Mucuri está de cara nova, a chegada das obras de macrodrenagem com o asfalto em toda região central e agora as pinturas de faixas deram um realce a mais na obra. A pavimentação asfáltica já atinge mais de 20 ruas do centro de Mucuri e chegou o momento da Prefeitura Municipal avançar com a aplicação da sinalização horizontal.

Desta vez, a pintura ocorreu na região do entroncamento da BA-698 com a BA-001, contemplando boa expansão da parte que restava da Avenida Central, além de toda extensão da Avenida Petrobras. A sinalização horizontal é aplicada sobre o asfaltamento, ao mesmo tempo em que uma nova frente de asfalto é iniciada na Rua Nova Viçosa, a partir das obras de drenagem.

Conforme o secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, os trabalhos acontecem com sinalização horizontal, incluindo pintura e revitalização de linhas de bordo, divisão de pista, faixas de segurança e de pedestres. O trabalho tem como objetivo melhorar as condições de tráfego de veículos e proporcionar uma mobilidade mais eficaz ao usuário em geral, mantendo a segurança de todos e, ao mesmo tempo, oferecendo um visual mais agradável ao município.

Segundo o secretário Victor Augusto, estão sendo aplicadas sobre o asfalto, pinturas de parada obrigatória, de faixas para passagem de pedestres, faixa de estacionamento, pintura de borda, entre outros serviços, buscando melhorar a orientação do trânsito. A medida visa dar maior segurança a pedestres, motoristas e evitar acidentes de trânsito, especialmente no verão, quando o fluxo de veículos na cidade aumenta consideravelmente.

Além do asfalto e a pintura da sinalização viária em mais de 20 ruas do centro, toda à cidade já conta com iluminação de LED. O projeto faz parte do Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal que, com a iluminação de LED está beneficiando a cidade/sede, os distritos de Itabatã, Taquarinha e Ibiranhém, além de todos os seus outros 9 povoamentos, gerando mais economia aos cofres públicos, reduzindo os gastos com energia e manutenção. Além disso, as lâmpadas de LED proporcionam mais luminosidade impactando também na segurança pública.

De acordo com o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), a cidade de Mucuri está literalmente de cara nova, depois do asfalto, da sinalização, da iluminação e após ter recebido obras impactantes que fez a cidade pela primeira vez na história, a resistir às tempestades de final de ano. Segundo o prefeito Robertinho, o objetivo da sinalização além de embelezar Mucuri, é melhorar a fluidez do trânsito, principalmente, nessas vias em que ocorre maior circulação de veículos, inclusive, o município está instalando tachões, que são dispositivos auxiliares de sinalização, refletivos de acrílico que lhe dão características retrorrefletivas mono ou bidirecionais.

“A sinalização contribui para uma circulação segura de veículos e pedestres, que vai se estender em outros pontos após a conclusão desta primeira etapa das obras de asfalto, que já está proporcionando mais evolução urbana, conforto e mobilidade para todos que trafegam pelos roteiros beneficiados e já mudou completamente a dinâmica da cidade, garantindo o desenvolvimento, progresso, conforto e segurança para à população, além da valorização dos empreendimentos localizados nas ruas, praças e avenidas por onde o nosso asfalto passou”, salientou o prefeito Robertinho.

As ruas contempladas com este primeiro projeto do asfalto e sinalização horizontal, são: Avenida Central, Rua Belo Horizonte, Rua Oscar Teixeira Siqueira, Rua Diamantina, Rua Santarém, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Nova Viçosa, Rua Raul Gazzinelli, Rua Paquetá, Rua Ilhéus, Rua São José, Rua Jovita Fontes, Rua Pedreira Franco, Rua Severino Vieira, Rua Rui Barbosa, Almenara, alamedas, canteiros, praças e travessas, diversas, inclusas no primeiro lote de obras, planejado com dedicação absoluta para atender as necessidades de cada localidade.

Já o segundo lote, atenderá ruas e avenidas do centro do distrito de Itabatã e também as 15 ruas do bairro Cidade Nova, onde recentemente recebeu obras de esgotamento sanitário. As obras de asfaltamento fazem parte do projeto de revitalização e modernização do município, paralelo ao sistema inteligente de iluminação por painéis de LED que está embelezando e resgatando a segurança do município de Mucuri, e levando iluminamento público a todas às comunidades nunca antes iluminadas.

O prefeito Robertinho acompanhando as ações pessoalmente.

Com uma população estimada em 50 mil habitantes e com o 7º maior território entre os 21 municípios do extremo sul da Bahia, com 1.775 km² de área territorial, Mucuri/sede fica sediada à beira do Oceano Atlântico e às margens do cruzamento da BA-698 com a BA-001 e o seu território é cortado de norte a sul pela rodovia federal BR-101 e o seu extremo oeste é cortado pela rodovia federal BR-418. O município passa atualmente por uma transformação urbana em razão da execução de inúmeras obras públicas em favor da sua mobilidade urbana, todas realizadas com recursos próprios.

O prefeito Robertinho sempre atento ao andamento das execuções das obras e acompanhando presencialmente.

Além da instalação da rede de energia elétrica em várias comunidades rurais do interior do município, investimentos na saúde pública, na educação, na assistência social e no meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Mucuri está executando atualmente 32 obras dentre as de infraestrutura, unidades de saúde, unidades educacionais e outras 18 grandes obras serão anunciadas em breve pelo prefeito Robertinho, perfazendo até dezembro de 2023, um investimento de recursos próprios no valor ao equivalente a R$ 86 milhões.