08 de agosto de 2022 16:14

Vigilância Sanitária inicia Campanha de Vacinação Antirrábica em Mucuri

Nesta segunda-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica, obrigatória para cães e gatos, no município de Mucuri, incluindo zona rural, distritos e povoados.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde cachorros e gatos devem receber a primeira dose a partir de 3 meses idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável e o reforço deve ser também anualmente.

A equipe da Vigilância Sanitária programou duas frentes de serviço com equipes itinerantes que percorrerão a zona rural diariamente, para levar a vacinação aos locais mais distantes.

O período da Campanha de Vacinação Antirrábica vai até 16 de setembro e o “Dia D” será no sábado, 10 de setembro, onde serão disponibilizadas as vacinas no município de Mucuri e distrito de Itabatã, tanto no período matutino quanto vespertino. Os locais e horários ainda não estão definidos, porém, serão informados com antecedência.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, a médica veterinária Sofia Niffinegger Barbi, solicita que os animais a serem vacinados sejam conduzidos e acompanhados por um adulto. Com atenção especial ao cartão de vacina do animal, se possuir. Os donos com mais de um animal a vacinar, para evitar intercorrências, podem levar um por vez em cada dia de vacinação.

O secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, reforça a importância da vacinação. “Na última Campanha, foram vacinados 6253 cães e 1083 gatos, entretanto, precisamos conscientizar a população para a necessidade de levar seus animais de estimação aos postos para vacinar. A raiva é letal, é uma infecção possível de acometer animais e humanos, assim, anualmente empenhamos esforços e logística para envolver todo município de Mucuri”, acrescentou o secretário.