08 de maio de 2023 22:19

Voo pela vida: Dentro de 10 dias, Prefeitura de Mucuri viabiliza terceira remoção aérea de paciente em estado grave

Na manhã desta segunda-feira (08), um paciente de 67 anos deu entrada no Pronto Socorro do Hospital São José em Itabatã apresentando fortes dores no peito. Feito o eletrocardiograma (ECG) que evidenciou infarto agudo do miocárdio, o senhor foi medicado com o protocolo adequado, com outros exames, medicação e acompanhamento rigoroso da equipe responsável.

Avaliando a necessidade de uma intervenção estratégica especializada, indicando reperfusão coronariana de emergência, foi solicitada a remoção em UTI aérea para esse paciente por meio da parceria entre a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado da Bahia.

A admissão foi realizada no início desta noite, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) em Ilhéus, centro de referência em procedimentos cirúrgicos cardíacos de alta complexidade no Sul da Bahia.

No final do mês de abril, outros dois pacientes também em estado grave foram atendidos com esse serviço especializado de remoção aérea, sendo um bebê encaminhado para o Hospital Manoel Novaes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e uma senhora de 60 anos para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital Doutor Heitor Guedes de Melo.

O secretário Fernando Jardim elogiou a agilidade do atendimento do Hospital São José e sua equipe de profissionais, nesta data, liderados pela médica plantonista Ludimilla Gama Rodrigues: “Em casos como esse, por exemplo, é essencial que as primeiras medidas sejam tomadas em tempo recorde. É muito importante a forma responsável como são tratados os pacientes no Hospital São José, visto que foram usados todos os recursos disponíveis. O prefeito Robertinho, comprometido como sempre, mobilizou imediatamente os contatos em Salvador para transferência em uma UTI aérea para um Hospital que é referência neste tratamento”, pontuou Fernando Jardim.