17 de agosto de 2023 09:14

Bolsa Família: Cadastro Único iniciou checagem da composição familiar em Mucuri

As famílias de Mucuri, distritos, povoados e assentamentos, que tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado pelo Governo Federal estão sendo orientadas pela prefeitura a buscarem a sede do Cadastro Único (Cadúnico) ou uma das unidades de Assistência Social para atualizar o seu cadastro, conforme a realidade da família, especialmente, no que diz respeito à composição familiar.

Os novos processos de Averiguação Cadastral de Renda, Averiguação Cadastral Unipessoal e Revisão Cadastral, estão voltados para as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família (PBF) e Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Foram incluídas na averiguação as famílias que apresentaram divergência entre os dados de renda do Cadastro Único com os dados de renda advinda de trabalho formal e informal ou recebimento de benefícios previdenciários não declarado no Cadastro Único. Foram incluídas, também, famílias com divergência na composição familiar, onde responsável familiar não declarou o grupo familiar correto de moradia no Cadastro Único.

A Secretaria de Assistência Social orienta que é preciso informar em tempo hábil e corretamente a composição familiar, bem como a renda da família para evitar o bloqueio/cancelamento do benefício. Lembrando que o Governo Federal possui uma base de dados completa que confere automaticamente se as informações passadas são verídicas, e identificando alguma omissão, a União poderá adotar procedimentos específicos legais.

Em Mucuri, aproximadamente mil famílias estão nos processos de averiguação, todas convocadas uma nova atualização cadastral para regularizar as pendências informadas.

Pular para o conteúdo