CTA reforça prevenção de infecções sexualmente transmissíveis durante Carnaval de Mucuri
A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) todos os anos, durante a alta estação e períodos de maior desembarque de turistas em Mucuri, realiza ações de conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Neste ano, o CTA encontrou mais um apoio nesta campanha através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Juntas, as equipes abrangeram um número maior de pessoas com orientação correta, levando informação e prevenção aos mucurienses e turistas, além da distribuição de kits de segurança contendo cartilhas informativas e preservativos.

As equipes realizaram, nesta sexta-feira (13), primeiro dia de Carnaval, as abordagens no Terminal Rodoviário de Itabatã e na entrada de Mucuri (antigo receptivo), e para oferecer maior segurança para todos, a Polícia Militar prestou apoio durante toda ação.

No entendimento da Secretaria de Saúde, é essencial reforçar o uso do preservativo durante o Carnaval para prevenir a transmissão das Infecções, principalmente do HIV, uma vez que muitas dessas doenças possuem fase assintomática, e a pessoa nem sabe que está infectada quando apresenta sintomas, como lesões na região genital, o que pode facilitar a entrada do HIV na corrente sanguínea. “É essencial que as pessoas estejam atentas. Por mais que sejam momentos de lazer, a proteção pelo uso do preservativo pode evitar inúmeros transtornos para a vida de qualquer pessoa”, recomenda o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim.

Atendimentos do CTA
Além da intensificação de orientações e distribuições de preservativos neste período, o CTA desenvolve, também de maneira eficaz e rotineira, demais atendimentos aos pacientes com diagnósticos positivos, entre eles HIV, com realizações de testes rápidos (HIV, hepatite B, C e sífilis), acompanhamentos através de consultas médicas com especialistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, exames de imagens e laboratoriais ,dispensação de medicamentos enviados através do Ministério da Saúde, além de encaminhamentos para assistentes sociais e psicólogos.

Campanha da Assistência Social
No último dia 12 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social também deflagrou a campanha “Pule, Brinque e Cuide”, voltada à proteção de crianças e adolescentes durante o período carnavalesco, e aproveitou as abordagens nestes pontos estratégicos para reforçar a importância do cuidado e canais de denúncia.
A campanha também traz orientações e alertas sobre: a prevenção e fiscalização sobre a venda e uso de álcool por crianças e adolescentes; o estímulo à identificação e notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida; e ainda o chamamento pela vacinação de crianças para curtirem a folia de forma segura e protegida.

