07 de março de 2022 16:15

Em Mucuri, CTA/SAE oferta novo serviço em atendimento integral às profissionais do sexo

No dia 23 de fevereiro de 2022, a equipe do CTA/SAE realizou um atendimento às profissionais do sexo na casa de show, mais conhecida como Bar do Guerreiro, com a presença da enfermeira Sara Teles, psicólogo Frederico Gonçalves e o farmacêutico Rodrigo Vieira.

No momento foi realizada uma educação em saúde com orientações quanto às infecções sexualmente transmissíveis, suas formas de contágio e métodos preventivos com desmistificação dos mitos a cerca de tais infecções, distribuição de preservativo e realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, sempre respeitando o sigilo e pautados na ética profissional.

Conhecida como a profissão mais antiga do mundo, a prostituição ainda hoje se apresenta como uma atividade provocadora e desconcertante para a sociedade. As profissionais do sexo são consideradas mulheres em situação de risco social, uma vez que o exercício da prostituição impõe comportamentos que as tornam vulneráveis à aquisição de IST’s, tais como: elevado número de parceiros sexuais, relações sexuais desprotegidas, consumo de drogas ilícitas e de bebidas alcoólicas.

Ações como essas da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especial (CTA/SAE) são de suma importância pois o preconceito aos quais estão submetidos, levam à exclusão social e à marginalização daqueles envolvidos com essa atividade.

A coordenadora do CTA, Sara Teles, faz a seguinte ressalva: “Devemos identificar os aspectos pessoais, as práticas de saúde e as relações familiares estabelecidas por elas, buscando o acolhimento dessa população nos serviços de saúde”, pontou.

Na oportunidade também foi ofertado a PreP, o mais novo serviço implementado do CTA/SAE em Mucuri. A Profilaxia Pré-Exposição (PreP) ao HIV consiste no uso diário de uma combinação de medicamentos antirretrovirais para previr a infecção pelo HIV, por pessoas ainda não infectadas com o vírus. A PrEP não é para todos. Ela é indicada somente para populações mais vulneráveis ao HIV, entre elas as profissionais do sexo.

 

 

 

 

 

Pular para o conteúdo
Notice: ob_end_flush(): Failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home/mucuribagov/public_html/wp-content/themes/pmmucuri/inc/hooks.php on line 196