14 de junho de 2022 02:02

Itabatã recebe ação entre uma das diversas frentes de combate ao Trabalho Infantil

O enfrentamento do trabalho infantil exige a articulação de várias políticas públicas, e como estratégia de atuação nessa campanha, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri realizou nesta segunda-feira (13) momentos de diálogo sobre as diversas formas de trabalho infantil, como trabalho doméstico, trabalho na lavoura, venda de balas, entre outras que retiram direitos essenciais para a infância de muitas crianças.

Neste domingo (12), foi celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Assim, a equipe do CREAS e CRAS se uniram como proposta da OIT de convocar a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e líderes políticos a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

Como símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil, o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja), representa o sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone ainda simboliza movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Um importante equipamento da Assistência Social é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que também realizou uma Oficina com famílias atendidas, trabalhando a temática em questão, com alusão ao dia 12 de junho e o trabalho infantil. Além dessas ações específicas, a equipe saiu pelas ruas do distrito de Itabatã, inclusive em locais que são potenciais focos do trabalho infantil, como oficina mecânica, por exemplo, para trabalhar a conscientização e apoio à Campanha.