25 de janeiro de 2023 15:37

Jornada Pedagógica prepara o início do ano letivo da rede municipal de ensino em Mucuri

A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal da Educação realiza a Jornada Pedagógica 2023, que tem como tema “Nó só aperta, laços nos unem e nos fortalecem”. Iniciando nesta quarta-feira (25) com um momento mais solene, em que participaram os secretários de Educação, Dalmo Costa e de Administração, Robson Carlos, bem como o contador da Assessoria Contábil, Aldair Brito o técnico em economia, Elias Amorim e o chefe do setor de compras, Samuel Chaves, além do corpo docente da rede municipal, composto por diretores escolares.

Durante a abertura do evento, a equipe técnica da administração apresentou as atualizações referentes ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC), processo preparatório, licitatório e planejamento anual de compras, folha de pagamento e Sistema eSocial – sistema nacional de informação – que reúne informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, que visa garantir maior transparência, tanto para os servidores municipais de uma forma geral em âmbito da administração, quanto ao nível externo, dos órgãos de fiscalização e da Receita Federal, no que diz respeito ao recolhimento das contribuições sociais.

Durante este período de Jornada Pedagógica, o planejamento e a formação serão a base dos trabalhos, visando a definição de um conjunto de ações, que nortearão o dia-a-dia das escolas, almejando cada vez mais o sucesso da educação.

Em sua fala inicial, o secretário de Educação, professor Dalmo Costa, agradeceu a presença de todos, enaltecendo a importância de pensar, sentir e trabalhar a educação em conjunto, e enfatizando o tema da Jornada Pedagógica, que será desenvolvido continuamente. “Nessa perspectiva de planejamento entre laços, é que planejamos a educação para 2023, em especial na tríade aluno-família-escola”, pontuou.

A Jornada Pedagógica é fundamental para o aperfeiçoamento profissional de Diretores, Coordenadores, Assessores Pedagógicos e Professores, e tem como principal objetivo a troca de experiência, buscando um melhor desempenho da Escola, através do estabelecimento de ações e metas, para a melhoria do processo ensino aprendizagem de crianças e adolescentes.

De acordo com o secretário de Educação, o município de Mucuri tem demonstrado avanços na adesão à Campanha “Eu acredito na Escola Pública”, o que representa o resgate da credibilidade da escola. “Ainda que seja um processo longo, mas é preciso ousadia e determinação para começar a trabalhar esse projeto e a conscientização da comunidade. Esse crescimento corresponde a 95% dos alunos no índice do IDEB, e graças ao apoio e incentivo do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), podemos alcançar resultados melhores, promovendo a escola pública e programas de qualidade”, acrescentou o secretário Dalmo Costa.