25 de janeiro de 2022 02:10

Mucuri atinge 3º quadrimestre com destaque de 100% em indicador de desempenho na saúde pública

No último ano, o município de Mucuri alcançou o topo do ranking da saúde pública no Extremo Sul da Bahia entre os indicadores que são avaliados a cada quadrimestre. Nos meses de maio a agosto de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde comemorou o segundo lugar na lista de 21 municípios que compõem a região do Extremo Sul baiano avaliados pelo programa Previne Brasil.

Novamente atingindo excelentes resultados, após avaliação do Programa a este 3º quadrimestre, foi possível observar que Mucuri completou a totalidade de cidadãos cadastrados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) no Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB). Isso representa a meta alcançada em sua totalidade, com 42.255 pessoas cadastradas no Sistema SISAB, ou seja, Mucuri receberá o financiamento correspondente a 100% dos cadastros para manutenção da Atenção Primária à Saúde no município. Por meio destes cadastros, cada Equipe de Saúde poderá conhecer sua população, identificando as características socioeconômicas, culturais e epidemiológicas de cada localidade, e com isto, planejar suas ações e melhorar a oferta de serviços.

São nomeados 7 indicadores de desempenho, que induzem a responsabilização dos gestores e profissionais de saúde pelas pessoas que assistem. Um desses indicadores já conseguiu destacar Mucuri e reverter essa avaliação positiva em verbas para o município. Por ser a porta principal de acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde, o primeiro indicador com resultados foi o da Captação Ponderada e ao atingir o total de cadastros, é liberado um recurso financeiro específico que será administrado pela própria Secretaria de Saúde, podendo custear ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, parabenizou as equipes envolvidas não somente por atingir a meta como também por se envolverem com a missão de priorizar a saúde do munícipe. “Nos últimos meses temos conquistado notoriedade nesse ranking e graças a um trabalho minucioso em equipe. A gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), tem mostrado que é possível cuidar de todos os cidadãos e das equipes em linha de frente. É uma grande responsabilidade, prova que a administração tem sido feita da forma correta”, explicou o secretário de saúde.