29 de abril de 2021 03:54

Mucuri realiza histórica carreata com adesivaço em defesa da campanha “Nenhum aluno fora da escola!”

Por Athylla Borborema/Fotos Renato Machado e Jefferson Chaves

Uma concentração dos profissionais da educação acompanhada de um adesivaço em meio a uma carreata pelas ruas e avenidas dos bairros e do centro da cidade de Mucuri, aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 28 de abril, data que se comemora o “Dia da Educação no Brasil”. O movimento ocorreu em defesa da campanha “Nenhum aluno fora da escola! – Matricule-se já!”, visando alcançar todos os alunos fora da sala de aula neste momento de pandemia que conscientiza a população para novas matrículas escolares no município e ultrapassar a meta de 8 mil alunos matriculados em 2021.

Antes disso, já havia sido realizada uma concentração dos profissionais da educação seguida de uma carreata pelas ruas do distrito de Itabatã, pela mobilização das novas inscrições das matrículas dos alunos da rede municipal de ensino, na tarde da última sexta-feira (23/04). E na última terça-feira (27), profissionais da educação promoveram um Pit Stop na entrada de Mucuri, para impulsionar a campanha “Nenhum aluno fora da escola! – Matricule-se já!”, onde os professores dialogaram e distribuíram o folder da campanha a todas as pessoas abordadas em veículos, pedalando e a pé.

Ainda na concentração o prefeito Robertinho reúne diretores e professores para assistirem os jovens da banda de percussão da cidade de Mucuri

Já nesta quarta (28), foi a vez de gestores escolares, professores, técnicos administrativos e colaboradores apoiados pela Secretaria Municipal de Educação promoverem mais um movimento de impulsionamento da campanha publicitária idealizada em torno das novas inscrições das matrículas dos alunos da rede municipal de ensino, denominada “Nenhum aluno fora da escola! – Matricule-se já!”. Uma evento de grande Impacto e muito positivo para o fortalecimento da educação de Mucuri.

O prefeito Robertinho interagindo com os garotos da banda de percussão de Mucuri

Os profissionais da educação, pais de alunos e estudantes se concentraram inicialmente a partir das 16h em frente à Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, no bairro Jardim Califórnia, na zona oeste da cidade – depois os educadores saíram em carreata pelas avenidas e ruas dos bairros Jardim Califórnia, Brisas do Mar, Pôr do Sol, Malvinas, Morada das Palmeiras, Beira Rio e Centro de Mucuri, todos uniformizados e abordo de veículos decorados por uma vasta variedade de balões, simbolizando a convocação de pais de alunos para matricular seus filhos nas escolas públicas do município em favor da festa do saber.

O secretário de educação Dalmo Costa e o prefeito Robertinho sinalizando a meta de atingir 8 mil alunos matriculados em 2021

Conforme o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) que mais uma vez participou do evento dos profissionais da educação, a campanha “Nenhum aluno fora da escola! – Matricule-se já!”, acontece objetivando atingir uma marca superior aos 8 mil alunos matriculados em 2021 no município de Mucuri. A mobilização desta quarta-feira (28), reuniu diretores, professores e técnicos administrativos de todas as escolas municipais de Mucuri, Itabatã, povoado e comunidades rurais do município.

De acordo com o professor Dalmo Costa de Souza, secretário Municipal de Educação de Mucuri, que também participou do evento, o principal alvo do movimento é garantir aos pais mucurienses o direito de matricular seus filhos na escola mais próxima de casa, porque, mesmo em tempos de pandemia, é primordial que os alunos mantenham o vínculo com a escola para o seu desenvolvimento. Segundo o secretário Dalmo Costa, o distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino precisaram se adaptar para manter a oferta de ensino. Diante desse cenário, educadores reforçam a importância de matricular os filhos em uma escola regular e os benefícios que o vínculo escolar proporciona para os estudantes.

Carreata passando pelas ruas do bairro Brisas do Mar, na zona oeste de Mucuri

“Depois de realizarmos uma carreata histórica no distrito de Itabatã e um Pit Stop na chegada de Mucuri, o nosso adesivaço com uma belíssima carreata de conscientização foi um fato belíssimo aos olhos de todos. Agradeço profundamente o apoio absoluto do prefeito Robertinho, dos nossos gestores escolares, professores, técnicos administrativos, pais de alunos, estudantes, colaboradores e da população de Mucuri que aderiu com muita sensibilidade a campanha do ‘Matricule-se já’ por acreditar no poder transformador da educação. Foi uma ação encantadora onde se saiu às ruas da cidade numa carreata que não só impressionou quem viu como também marcou a data como histórica por ser juntamente comemorado nesta data o “Dia da Educação”, celebrou o secretário Dalmo Costa.

O locutor Beto Ramos conduziu com maestria a animação de todo o evento

O secretário enfatizou ainda que de Norte a Sul e de Leste a Oeste do município alcançará a meta proposta pelo prefeito que são de 8 mil alunos matriculados em 2021 e o embasamento utilizado como referência foi o de já haver superado a meta de 2020 dez dias antes do término da campanha atual. O secretário Dalmo Costa conclamou ainda a todos os pais professores e cidadãos em geral para irem de casa em casa conscientizando sobre o efeito positivo da Educação na vida de crianças jovens e adolescentes pedindo que haja união e seja esquecida toda a divergência política que porventura ainda possa existir, em prol do bem maior que é a educação no município.

Durante o adesivaço no percurso da carreata da educação em Mucuri, o prefeito Robertinho desceu do veículo por inúmeras vezes, para cumprimentar as pessoas pelo caminho que sinalizaram apoio a campanha de mobilização para conquistar o maior número possível de alunos matriculados. “Matricular seus filhos para o ingresso na sala de aula é um verdadeiro compromisso de cidadania. A nossa missão nesta gestão municipal é assumir grandes desafios, com todos os esforços capazes”, disse o prefeito Robertinho.

No final do evento em Mucuri, o prefeito conclamou comerciantes, produtores rurais, pescadores, marisqueiras, servidores públicos e todos os pais de alunos em geral que matriculem seus filhos no mais curto prazo de tempo possível no intuito que o ano letivo no município de Mucuri seja de excelentes êxitos em 2021. “A população conhece muito bem a minha origem e foi por meio da educação que chegamos onde chegamos ao ponto de ser hoje o gerente do município de vocês. Então, fora da escola não pode. Não desejamos nenhum aluno fora da escola, matricule-se já”, ressaltou o prefeito Robertinho.

E acrescentou: “Espera-se o que todos possamos ver os frutos de uma campanha que já toca os corações da população ao apresentar soluções para os alunos do município que hoje distantes da escola são penalizados, mas, serão matriculados não importando a que distância estejam”, disse Robertinho. Em tom emotivo o prefeito disse acreditar ainda em um futuro brilhante para a educação do município onde as crianças de hoje são esse futuro. Sendo enfático em dizer que o tempo o ensinou que a educação se faz com gente da educação. Ou seja, pessoas que são vocacionados para a educação já trazem consigo em vida a vocação de cuidar e acolher pessoas que precisam encontrar num professor, o acolhimento necessário para aceitar ser educado ou ensinado sobre tudo na vida.

No final da carreata o prefeito Robertinho bateu um papo com o público do evento

Disse ainda, não ser vocacionado para ministrar uma sala de aula, mas tem em sua raiz o espírito de acolhedor e se realiza ao ajudar pessoas. No momento atual, o prefeito Robertinho disse também, estar priorizando a saúde por questões óbvias, mas olhará com dedicação e firmeza também para a educação do seu município. E concluiu anunciando ainda para este ano o início das ações de implantação que ele chamou de uma “escola infantil de verdade” que será a Escola Pró-Infância Turma da Mônica de Mucuri.

Pular para o conteúdo