24 de abril de 2023 10:58

Prefeitura de Mucuri abre inscrições para membros do Conselheiro Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulgou nesta segunda-feira, 24 de abril de 2023, o Edital nº 001/23, que dispõe sobre o Processo de Escolha Unificada dos novos membros ao Conselho Tutelar de Mucuri.

O Conselho Tutelar assume papel de extrema importância no auxílio de crianças e adolescentes, sendo a primeira linha na defesa de seus direitos. A possibilidade de eleição dos Conselheiros, além de legitimar de forma democrática a atuação desses, permite a renovação periódica e a escolha de pessoas inseridas no contexto e nos costumes da sociedade local.

As inscrições para o cargo estarão abertas no período de 02 a 19 de maio, para o quadriênio 2024/2027, com remuneração de R$2.115,83 e carga horária de 40h semanais.

Os interessados em se candidatar para o Conselho Tutelar devem se inscrever até o prazo final, apresentando os documentos descritos em Anexo e declarações constantes no Edital nº 001/2023.

Os candidatos ao Conselho Tutelar devem estar cientes das responsabilidades do cargo, que incluem a participação em reuniões, visitas a abrigos, escolas e outras instituições, além da realização de atendimentos emergenciais a crianças e adolescentes em situação de risco.

É fundamental que os membros do Conselho Tutelar possuam habilidades de comunicação, negociação e resolução de conflitos para exercer efetivamente suas funções. Demais atribuições e requisitos estão descritos no Edital.

VAGAS

São ofertadas 10 vagas para a função pública de membro do Conselho Tutelar do Município de Mucuri, para cumprimento de mandato de 04 anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028. Dessas vagas, 05 são para a Regional I, com funcionamento em Mucuri/sede, abrangendo também as localidades de Nova Brasília, Cruzelândia e 31 de Março. As outras 05 vagas são para a Regional II, com sede no distrito de Itabatã, abrangendo também as localidades de Itabatã, Taquarinha, Ibiranhém, São Jorge e Belo Cruzeiro.

Confira o Edital abaixo:

Edital nº 001 – 24 de abril de 2023