09 de maio de 2023 22:08

Prefeitura de Mucuri encaminha 29 pacientes para cirurgia de pterígio

O mês de maio começou especial para 29 cidadãos mucurienses que voltaram a enxergar. A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde encaminhou os pacientes dos distritos e povoados para realizar a sonhada cirurgia de pterígio.

A clínica Oftalmoclinic, localizada em Teixeira de Freitas, é especializada em cuidado à saúde da visão e possui toda uma estrutura oferecida para atender os municípios em dias e horários previamente agendados pela Central de Regulação. Mantendo a organização, a secretaria de saúde de Mucuri forneceu também o transporte que buscou os pacientes em casa, com toda segurança, tanto em Mucuri/sede, quanto nos distritos Itabatã, Ibiranhém e Taquarinha e os povoados Belo Cruzeiro e 31 de Março.

Ao fim do dia, todos os pacientes avaliaram positivamente a atenção disponibilizada, principalmente pela realização de uma cirurgia considerada de alto custo e complexa, acessível de forma gratuita a todos.

De acordo com a Central de Regulação essa periodicidade será mantida, conforme orientação do Prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), com o objetivo de proporcionar novas cirurgias de pterígio, catarata e exames de vista em geral ao longo do mês de maio, priorizando da saúde ocular dos cidadãos com o cuidado que necessitam.

Popularmente conhecido como “carne no olho”, o pterígio é uma lesão benigna causado pelo crescimento da conjuntiva (o tecido que reveste a parte interna do olho) na área exposta do olho, do canto nasal do olho em direção à córnea. Os sintomas clínicos podem ser vermelhidão no olho, sensação de corpo estranho, dor, irritação, sensação de que algo está arranhando o olho. Já as complicações mais comuns são distorção visual porque o tecido atingiu a córnea, redução da acuidade visual e até acidentes domésticos devido à cobertura do eixo visual.