19 de abril de 2022 13:05

Prefeitura de Mucuri está reconstruindo a Quadra de Cruzelândia e reformando 30 Escolas no Município

A Prefeitura Municipal de Mucuri está reconstruindo a Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Gustavo Antunes Saúde do povoado de Cruzelândia -, não somente a quadra está sendo reconstruída, como também a escola está sendo revitalizada. A Escola Gustavo Antunes Saúde de Cruzelândia está ganhando a sua tão sonhada Quadra Poliesportiva contemplada com vestiários feminino e masculino, piso e acessibilidade que se trata de uma obra muito importante não só para os alunos, mas também para os desportistas do povoamento de Cruzelândia.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que atualmente está reformando e realizando intervenções físicas e ampliações em 30 escolas públicas municipais, explica que a comunidade de Cruzelândia ainda tem poucas opções de lazer e prática de esporte, justamente por falta de incentivo do poder público, entretanto, com a quadra, a comunidade vai ganhar uma opção de qualidade.

Além disso, segundo o prefeito Robertinho, a Escola Municipal Gustavo Antunes Saúde manterá seus alunos o maior tempo possível na escola e, por isso, esse investimento pontual na Quadra de Cruzelândia e outros investimentos em quadras poliesportivas, vai estruturar e aprimorar a qualidade do ensino no município, melhorando ainda mais os indicadores da educação de Mucuri, salientando, que a prática esportiva em quadra poliesportiva nas escolas colabora com o desenvolvimento de pensamento coletivo, fazendo com que crianças cresçam tendo senso de cooperação e não de individualismo.

O secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa, destaca que a presença de uma quadra poliesportiva nas escolas é de fundamental importância para garantir que as aulas de educação física sejam ministradas com qualidade, e também para que a escola forneça uma infraestrutura mínima para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Além dos benefícios à saúde física de crianças e jovens, a prática esportiva coopera, também, com a diminuição de problemas sociais e psicológicos no comportamento infantil.

Atualmente a Prefeitura Municipal de Mucuri está promovendo intervenções em 30 Escolas Públicas Municipais para que as aulas retornem de forma presencial no próximo dia 25 de abril de 2022, embora as aulas do presente ano letivo já tenham começado semipresenciais e remotamente desde fevereiro. Mas em razão das ventanias e fortes chuvas que atingiram o município de Mucuri nos últimos meses de dezembro e janeiro, muitas dessas escolas sofreram danos e destruições. No povoado de Cruzelândia, além da reforma e troca de telhado da Escola Municipal Gustavo Antunes Saúde e a reconstrução da sua Quadra Poliesportiva, a unidade ESF – Estratégia Saúde da Família também está sendo reformada.

O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, explica que as unidades de ensino em várias regiões do município estão passando por diversas intervenções, se utilizando a própria mão de obra da Prefeitura e recursos próprios do município, mesmo nas obras maiores onde se tem ampliações físicas e troca de detalhados das escolas. Das 40 unidades de ensino de Mucuri, 30 delas estão sendo revitalizadas para receber presencialmente os alunos do ano letivo de 2022. O secretário Victor Augusto informa que atualmente estão sendo executadas obras em escolas que não se submetiam a reparos há 12 anos.

No povoado de 31 de Março – Escola Municipal Deputado Prisco Viana; no povoado de Campo Formoso – Escola Municipal Marietta Gazzinelli; no povoado de Nova Brasília – Escola Municipal Antônio Câmara Barcelos; comunidade do Rio do Sul – Escola Municipal Rural Leonice Fonseca Borges; no povoado de Oliveira Costa – Escola Municipal Oliveira Costa; Praia do Camurugi – Escola Municipal Dario Rodrigues dos Santos; e Escola Municipal da comunidade da Casa do Mel.

Além de obras de reformas e reparos nas Escolas Municipais das seguintes comunidades: Jequitibá; Lagoa Bonita; Zumbi dos Palmares; Santa Rita; Nova Era; Escola Ruth Nascimento de Jesus, na comunidade da Cimetal; e Escola Municipal Rural Carolina de Moraes no Assentamento Agrário Paulo Freire.

Na cidade de Mucuri: Escola Municipal Raul Gazzinelli, Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães, Creche Municipal Vovó Marieta, Anexo da Creche Vovó Marieta, Escola Municipal Turma da Mônica e Biblioteca Pública Municipal.

No distrito de Itabatã: Escola Municipal Gustavo da Costa Machado; Escola Edivaldo Machado Boaventura; Escola Municipal Sitio do Pica Pau Amarelo; Escola Municipal Antônio João Carletti; Escola Municipal Castelo Encantado; Escola Municipal Deputada Ana Oliveira; e o centro de inclusão tecnológica, industrial e comercial Casa do Futuro. No povoado de São Jorge – Escola Municipal Cristiano Lopes Soares e no distrito de Ibiranhém – Escola Municipal Hernani Saúde Ribeiro.

O prefeito Robertinho informou que as Escolas Municipais estão ganhando obras de reforma, adaptações em banheiros e salas de aulas, troca de telhados, recuperação de muros, além da ampliação da estrutura física com a criação de novas salas e outros preceitos arquitetônicos com áreas amplas e estruturadas com espaços pedagógicos diversificados para garantir aos alunos todas as condições de uma melhor aprendizagem, em salas espaçosas e confortáveis.