14 de junho de 2024 12:05

Prefeitura de Mucuri fortalece novo ciclo do Programa de Aquisição de Alimentos

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca e Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Jacutinga-I, está dando continuidade ao novo ciclo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa é uma parceria com o Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e é administrado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

O PAA tem como objetivo principal promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Todas as semanas, são entregues kits contendo alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, adquiridos diretamente dos produtores rurais do município. A Associação dos Produtores Rurais da Jacutinga-I tem sido pioneira no fornecimento desses produtos, assegurando que os beneficiários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) recebam alimentos de qualidade.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social de Mucuri, o advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, o PAA é essencial para garantir que alimentos produzidos pela agricultura familiar cheguem gratuitamente às pessoas que não têm acesso a uma alimentação adequada e saudável. “O PAA é um programa através do qual o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas atendidas pela rede de assistência social, como o CRAS. Isso não só melhora a qualidade de vida dessas pessoas, mas também fortalece a economia local ao apoiar os produtores rurais”, afirmou Nodje Walter.

A iniciativa tem gerado um impacto positivo tanto para os beneficiários quanto para os produtores rurais do município. Os kits alimentares, distribuídos semanalmente, são cuidadosamente selecionados para garantir uma nutrição balanceada e de alta qualidade. A parceria com a Associação dos Produtores Rurais da Jacutinga-I tem sido essencial para o sucesso do programa, garantindo um fornecimento constante e diversificado de alimentos frescos.

A Prefeitura de Mucuri, junto com seus parceiros, continua empenhada em expandir e melhorar o PAA, visando alcançar um número cada vez maior de famílias em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é que, com o apoio contínuo do Governo Federal e a participação ativa da comunidade local, o programa possa servir como modelo de sucesso na promoção da segurança alimentar e no fortalecimento da agricultura familiar em toda a região. Para mais informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos e como participar, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri.