27 de julho de 2021 22:38

Prefeitura de Mucuri intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti utilizando Carro Fumacê

Com o objetivo de prevenir a proliferação dos focos do mosquito aedes aegypti, a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde concluiu nesta terça-feira (27/07), às aplicações espaciais de inseticida com o carro fumacê. O trabalho foi intensificado nos últimos 15 dias porque foram identificados focos do mosquito que transmite dengue, zika vírus e chikungunya durante as visitas domiciliares e pela situação de infestação de áreas críticas monitoradas pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Os veículos fumacê foram solicitados pela Secretaria Municipal de Saúde ao Governo do Estado.

O fumacê é um carro que pulveriza o inseticida em névoa e mata os insetos adultos enquanto estão voando. As visitas domiciliares seguem sendo realizadas pelos agentes para orientação da população e retirada de materiais que possam acumular água. Diariamente são feitas visitas domiciliares como forma estratégica de combater os focos da doença. Essas visitas no município de Mucuri são feitas também nas borracharias, ferros-velhos, cemitérios e em outros pontos que possam propiciar água parada.

“O fumacê é uma medida emergencial importante que utilizamos nos bairros de Mucuri e Itabatã que apresentaram, até o momento, a maior ocorrência de notificações das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). Fizemos nos últimos 15 dias uma espécie de varredura, nesses pontos, para minimizar a situação. Como o trabalho consiste em cinco ciclos, num período de 15 dias e com intervalo de três dias entre eles, eliminamos de duas a três gerações de mosquitos”, explicou o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim.

Durante os trabalhos, o secretário já havia recomendado à população que ficasse atenta e contribuísse para que o serviço fosse ainda mais eficaz e, sempre, quando o fumacê passasse, que permanecesse dentro de sua residência e mantendo portas e janelas abertas. A pulverização do produto segue os protocolos regulamentados pelo Ministério da Saúde e ocorre sempre das 17h às 20h. Jardim lembra que o inseticida do fumacê mata somente os mosquitos adultos e não as larvas. Ou seja, o fumacê auxilia no combate, mas a incidência das doenças só poderá diminuir de forma significativa com a eliminação dos focos do mosquito, normalmente, encontrados dentro de casa.

O secretário de saúde Fernando Jardim, disse que o “fumacê” é uma das estratégias usadas no combate ao vetor transmissor das arboviroses, o mosquito Aedes Aegypti em sua forma adulta, até porque, a reprodução do Aedes aegypti é constante nos lares, especialmente, em caixas d’água, quintais. A utilização do “fumacê” segue critérios rigorosos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e tem como principal objetivo bloquear a taxa de transmissão viral da doença em casos de surtos e epidemias.