09 de maio de 2023 15:46

Prefeitura de Mucuri orienta famílias que tiveram benefício do Bolsa Família suspenso pelo Governo Federal

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria de Assistência Social está acompanhando as famílias que tiveram o benefício do Bolsa Família suspenso pelo Governo Federal nos últimos 60 dias, sanando dúvidas e realizando a atualização dos dados no sistema do Cadastro Único.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), a suspensão temporária foi motivada pela necessidade de atualização do sistema operacional do programa, para adequação às novas regras.

Dos mais de 21 milhões de famílias beneficiárias com o Programa Bolsa Família, a Bahia é o Estado com maior número de famílias contempladas (2.561.213). Para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) a solução foi determinar a suspensão e bloqueio dos pagamentos até que o cidadão procure uma unidade da Assistência Social mais próxima para apresentar a documentação necessária de revisão cadastral. Essa determinação encontra-se em vigor desde a última sexta-feira de abril (28).

Para acelerar esse processo, a Secretaria de Assistência Social de Mucuri está realizando a busca ativa, que consiste na ida dos profissionais da equipe socioassistencial até a casa das famílias para identificar as suas necessidades, incluindo os distritos e povoados.

Caso o usuário tenha facilidade de locomoção, pode procurar esse atendimento nas unidades disponíveis, de segunda à sexta-feira, a partir das 08h. No distrito de Itabatã, localizado na Casa do Futuro, Avenida Minas Gerais nº 743, Centro. E em Mucuri/sede, na Secretaria de Assistência Social, Rua Canárias nº 220, no bairro Malvinas.