21 de novembro de 2023 21:31

Prefeitura de Mucuri possibilita novos atendimentos regulares oftalmológicos à população

O município de Mucuri já não possui fila de espera para realização de procedimentos de média e alta complexidade, como por exemplo, as tão sonhadas cirurgias oftalmológicas.

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou mais 41 cirurgias de catarata para pacientes residentes nos povoados Ibiranhém, São Jorge, distrito de Itabatã e Mucuri/Sede, com idades entre 24 e 91 anos.

O trabalho foi feito por meio de uma equipe composta por médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos para realização também de exames e triagem, além da cirurgia, na clínica Oftalmoclinic em Teixeira de Freitas, referência nesses tipos de procedimentos na região.

Mantendo a organização, a Secretaria de Saúde de Mucuri forneceu também o transporte que buscou os pacientes em segurança para a realização da cirurgia, inclusive disponibilizando a alimentação e o retorno para revisão, que será realizado nesta quarta-feira (22).

Para acompanhar os pacientes e passar toda orientação necessária, a Secretaria enviou dois profissionais da equipe da saúde municipal.

Entre os pacientes o sentimento é de gratidão pela oportunidade de voltar a enxergar, como por exemplo, para a moradora de Ibiranhém, dona Alcione Aparecida, que já operou um olho e agora passa pela segunda cirurgia de catarata. “Tenho problemas de visão desde a adolescência, mas sempre foi muito caro esse tratamento. Quando tive condições de iniciar, optei por cuidar da visão dos meus filhos. Agora finalmente chegou minha vez. Graças a Deus consegui realizar em tempo, fui muito bem atendida desde o pessoal da saúde na minha comunidade até o pessoal da clínica. Estou muito feliz”, celebrou dona Alcione, de 44 anos.

A indicação clínica da paciente Flávia da Silva, moradora de Itabatã, é a cirurgia de pterígio. “Já tenho esse problema no olho a algum tempo, mas não sabia o que era. Estou feliz que ainda tem solução. Não estou com medo, porque vi que temos todo o suporte necessário e os médicos são excelentes”, pontuou Flávia, de 24 anos.

 

Pular para o conteúdo