15 de junho de 2023 11:34

Prefeitura de Mucuri promove mais 2 mutirões de glaucoma e 214 pacientes são atendidos com distribuição gratuita de 1.011 caixas de colírios

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um mutirão de sucesso e desta vez foi o de glaucoma. Desde o início do mandato do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), o município de Mucuri tem se destacado regionalmente no atendimento oftalmológico, proporcionando cuidados essenciais para muitos cidadãos com problemas de visão.

O mutirão coordenado pelo secretário Municipal de Saúde Fernando Jardim, nos dias 13 e 14 de junho, em Mucuri-Sede e no distrito Itabatã, resultou num total de 214 pacientes atendidos e na distribuição de 1.011 caixas de colírios. Em Mucuri-Sede foram atendidos 85 pacientes e distribuídas 419 caixas de colírios; em Itabatã, atendidos 129 pacientes e distribuídas 592 caixas de colírios.

Os pacientes receberam atendimento especializado, realizaram exames detalhados e receberam prescrição de colírios adequados para o tratamento do glaucoma. Além disso, todos os medicamentos foram fornecidos gratuitamente, graças a diligência do prefeito Robertinho em garantir acesso igualitário aos tratamentos oferecidos pelo município de Mucuri.

Durante o mutirão, realizado na UBS 001 em Mucuri/Sede e na UBS 005 em Itabatã, os pacientes foram submetidos a uma triagem inicial, para identificar aqueles com suspeita de glaucoma. Em seguida, receberam atendimento da renomada médica oftalmologista Tatiane Barreto Camurugy, que realizou exames detalhados, verificou a pressão ocular e prescreveu o uso de colírios apropriados para o tratamento de glaucoma.

A equipe de saúde municipal, com orientação técnica da Clínica de Oftalmologia IMEP, foi responsável por todos os procedimentos realizados nos mutirões. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou transporte para garantir o conforto e a segurança dos pacientes, demonstrando a preocupação em proporcionar uma experiência completa de cuidado oftalmológico. O ponto crucial do tratamento do glaucoma é o uso regular de colírios, e durante o mutirão, a médica oftalmologista prescreve esses medicamentos de forma gratuita.

O secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, explica que a iniciativa é essencial, uma vez que os colírios têm um alto custo e podem dificultar a continuidade do tratamento para aqueles que não têm condições de adquiri-los. Em média, o custo desses medicamentos pode chegar a aproximadamente R$ 750,00 por pessoa para um período de 90 dias. “O prefeito Robertinho tem se empenhado em garantir que todos os pacientes tenham acesso aos colírios necessários para o tratamento do glaucoma, eliminando a barreira financeira e promovendo a igualdade de cuidados”, disse.

O glaucoma é uma doença ocular grave que ocorre devido ao aumento da pressão intraocular e pode levar à destruição das células do nervo óptico, resultando em perda de visão e até mesmo cegueira se não for tratado adequadamente. Os sintomas mais comuns incluem a presença de manchas escuras no campo visual periférico. Embora não haja cura para o glaucoma, é possível controlar a doença por meio de diversos tratamentos, e quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores serão as chances de preservar a visão dos pacientes.

O sucesso dos mutirões oftalmológicos em Mucuri, acompanhados de perto pelo secretário Municipal de Saúde Fernando Jardim, sob a liderança do prefeito Robertinho, é um exemplo notável de como a administração pública pode impactar positivamente a saúde e o bem-estar da população. Os cuidados oftalmológicos fornecidos, juntamente com a disponibilização gratuita dos colírios eficazes para o tratamento do glaucoma, demonstram a prioridade dada à saúde ocular dos cidadãos mucurienses.

Essas ações exemplares refletem o compromisso em garantir um sistema de saúde inclusivo e acessível, oferecendo cuidados oftalmológicos de qualidade para todos os munícipes. Essa iniciativa tem inspirado outros municípios a investirem na prevenção e tratamento de doenças oftalmológicas, contribuindo para uma visão mais saudável e uma melhor qualidade de vida para todos.

“Procuramos fazer da melhor maneira possível, a assistência aos nossos cidadãos em todas as áreas. A Secretaria de Saúde tem a porta aberta para receber toda a comunidade, para acolher as demandas que nos apresentam, logicamente que nós não somos perfeitos, logicamente que não vamos fazer tudo, até porque, não se consegue suprir todas as necessidades, no entanto, o mais importante nós temos, é a vontade de fazer, e um prefeito que quer apresentar resultados”, destaca o secretário Jardim.

E conclui: “E isso nós estamos procurando fazer, o prefeito Robertinho cobra constantemente, diuturnamente, acompanha os números, cobra da gente resultados, e esse é o foco, nossa meta. Quero agradecer a Deus por tudo que tem realizado na nossa vida e através da vida de todas as pessoas que estão envolvidas nesse processo de saúde no município de Mucuri”, ressalta o secretário Fernando Jardim.