08 de julho de 2022 23:52

Prefeitura Municipal de Mucuri empossa Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias

Após 12 anos de muitas lutas por melhorias na categoria da saúde no município de Mucuri, profissionais celebraram nesta sexta-feira (08) com o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), que realizou um evento solene para a posse dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Na oportunidade histórica, também estiveram presentes os membros do Sindacesb – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Extremo Sul da Bahia, os vereadores Jonathas Azevedo, Paulo Gomes, Edson Matos, Carlos Brito, Rogério de Nicó e Roberto Júnior, além dos servidores da Atenção Básica e secretários municipais de Saúde, Fernando Jardim e Assistência Social, Nodje Valter Neiva Diamantino.

Durante as falas das autoridades, representando a Casa Legislativa, o vereador Jonathas Azevedo, “Dhow da Divisa”, agradeceu ao prefeito Robertinho, por olhar para o sofrimento dos servidores. “Enquanto vereador e presidente da comissão de saúde, pude acompanhar muitas situações difíceis na saúde pública, vejo também o quanto esse reconhecimento muda a vida dos servidores. Graças a Deus, faço parte dessa vitória junto com vocês”, acrescentou o vereador.

Compondo a mesa de honra, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias do Extremo Sul da Bahia, José Félix dos Reis Filho, enaltecendo a sensibilidade da gestão, relembrou os anos em que a categoria esteve desassistida e desvalorizada. “Hoje Robertinho está realmente escrevendo a história de uma gestão diferenciada no município, sempre acessível a ouvir o cidadão e buscando resolutividade. Gratidão enorme, prefeito, porque embora tenhamos outras demandas, a sua administração já marcou a história de muita gente no município de Mucuri”, comentou o presidente do Sindacesb.

Foram empossados os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, aprovados em Processo Seletivo desde 2020 e buscavam a garantia de seus direitos.

Complementando as falas de agradecimento ao prefeito Robertinho, o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim explicou que “recursos e direitos garantidos têm dono e devem ser destinados a quem lhe é de direito. Essa valorização hoje reflete o cuidado do prefeito com nossos profissionais, afinal não se consegue ofertar saúde, sem o reconhecimento dessa classe tão essencial”.

Antes de se pronunciar, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), quebrando os protocolos do evento, anunciou o pagamento dos incentivos financeiros e do Previne Brasil. Os servidores que aguardavam desde 2015 pelo dinheiro para honrar seus compromissos, aplaudiram de pé o prefeito e sua equipe de administração.

Nesse interim, o prefeito Robertinho acrescentou: “Mucuri cansou de tanta conversa, hoje temos a ação para mostrar. Me orgulho de ser essencial para esse novo marco histórico ao município de Mucuri. Agora está na Lei e ninguém retira o direito adquirido e constituído. Não se faz saúde e atenção básica sem vocês, da mesma forma que não se faz política com direitos adquiridos por pessoas. Reconhecimento e valorização sempre”, destacou o prefeito.

Entre as emoções dos relatos de alguns servidores, falas de gratidão, vitória, honra e alegria.