21 de julho de 2022 14:06

Produtores serão beneficiados com a distribuição de mudas para restauração da nascente do Rio Mucuri

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri está realizando nesta semana, a distribuição de mudas de árvores aos produtores da região, conforme monitorado pela equipe da Secretaria e da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER) no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O objetivo da plantação dessas mudas é reflorestar as nascentes do principal rio da região, o Rio Mucuri. E pela característica ambiental nos espaços próximos a corpos d’água, essa vegetação exige árvores específicas, que sejam de médio e grande porte para proteger o leito do rio, bem como garantir o abastecimento dos lençóis freáticos e auxiliar na preservação da vida aquática.

As matas ciliares são uma das vegetações consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP), que são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, além de proteger o solo, que, nessa localidade é bastante encharcado devido ao baixo nível de oxigênio.

Assim, é importante o acompanhamento da equipe técnica para essa restauração da vegetação, através do plantio de novas mudas, pois as espécies doadas devem se adaptar bem nesse tipo de ambiente para que consigam se desenvolver e colaborar no reflorestamento da região e formando uma vasta Área de Preservação Permanente (APP).

Segundo o diretor Municipal do Departamento de Agropecuária e Pesca, Elmário Pereira de Almeida, o “Zú”, a distribuição seguirá um cronograma detalhado para facilitar a organização na entrega. Em tempo, agradeceu à BAHIATER pela doação dessas mudas e pelo trabalho em conjunto que vem sendo realizado na região de Mucuri.  “Essas parcerias são importantes, pois estamos criando novas alternativas de cultivo e diversificação, levando essas mudas para os agricultores, melhorando cada vez mais a produção”, destacou Zú.