05 de setembro de 2023 10:53

Secretaria de Assistência Social continua atualização do Cadastro Único em Mucuri e distritos

A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social está intensificando as visitas domiciliares às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A verificação é feita pela equipe de 11 entrevistadores, com orientação da coordenadora do Cadastro Único para Programas Sociais, Gelile Nonato.

A coordenadora orienta que qualquer alteração no Cadastro, como endereço, escola, ou renda, deve ser atualizada junto ao setor de Cadastro Único, para que o benefício não seja bloqueado.

“Esta é a segunda etapa de trabalho de atualização cadastral e nesse momento nós estamos fazendo essa averiguação de cadastros em todas as residências, assim, esperamos regularizar os 2.800 cadastros, aproximadamente, que são unipessoais e que estão no mesmo endereço, com mais de uma família. Caso a gente não consiga atingir essas famílias, os cadastros vão começar a ser excluídos a partir do dia 15 de setembro”, explicou a coordenadora do CadÚnico, Gelile Nonato.

A equipe verifica, em loco, as informações prestadas junto ao setor, para garantir que os critérios de renda – obrigatórios para a inclusão no cadastro – sejam respeitados. O município de Mucuri já conseguiu atualizar aproximadamente 4 mil cadastros, entretanto, para cumprir a meta dos 2.800 cadastros restantes, a equipe do CadÚnico realizará atendimentos descentralizados em paralelo com os atendimentos rotineiros feitos em Mucuri/Sede e distrito de Itabatã.

O secretário de Assistência Social, o advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, em atenção à urgência quanto ao cumprimento deste requisito por parte do Governo Federal, reforça a importância da atualização.

“É preciso que os moradores recebam os entrevistadores, que estão devidamente uniformizados e identificados. Precisamos ir às casas das pessoas para fazer essa atualização do cadastro e garantir que todas as informações estejam de acordo, que não haja irregularidades. A partir do CadÚnico é possível que as pessoas solicitem outros benefícios, como o Bolsa Família, por exemplo. A falta ou divergência de informações causará o bloqueio no CadÚnico”.

Agenda

Nos dias 04, 05 e 06 de setembro, os atendimentos serão feitos na Comunidade Jardim Madureira, distrito de itabatã, das 8h às 12h. Retornando às 13:30 até 15:30.

Em Itabatã, o mutirão de atualização será na sexta-feira, 15 de setembro, no horário de funcionamento da Casa do Futuro, localizada na Avenida Minas Gerais 743, Centro.

Pela distância dos locais fixos de atendimentos, o distrito de Taquarinha será contemplado com a visita das equipes de entrevistadores do CadÚnico, nos dias 18, 19 e 20.

O circuito itinerante finaliza no dia 30 de setembro, sábado, no distrito de Costa Dourada.