10 de março de 2022 23:32

Secretaria de Assistência Social estabelece CadÚnico Volante Emergencial para atualização de beneficiários do Auxílio Brasil nos distritos de Mucuri

A Prefeitura Municipal de Mucuri, através da Secretaria de Assistência Social, informa que as atualizações do Cadastro Único (CadÚnico) estão sendo realizadas pela equipe durante a semana, tanto na Sede quanto nos distritos onde há uma unidade volante emergencial para atendimento à comunidade.

Neste mês de março, as ações de atualização, inclusão, tarifa social de energia, ID jovem, Benefício de Prestação Continuada (BPC) aos idosos e pessoas com deficiência, auditorias, visitas domiciliares e outras demandas já foram realizadas em Belo Cruzeiro, Nova Brasília, São Jorge e Itabatã, porém no cronograma haverá novos momentos para oferta desses serviços aos usuários. De acordo com o calendário, os próximos serão: COMUNIDADE COSTA DOURADA (15/03), MUCURI/SEDE (16/03), IBIRANHÉM (17/03), 31 DE MARÇO (22/03), ITABATÃ (23/03), TAQUARINHA (24/03), CRUZELÂNDIA (29/03), MUCURI/SEDE (30/03), COMÉRCIO DO HUGO (31/03).

A atualização é exigência do Governo Federal e tem como objetivo averiguar e revisar os cadastros para evitar que pessoas que não cumpram os requisitos recebam o benefício do Programa Auxílio Brasil, que é uma oportunidade para famílias de baixa renda, tal qual o Bolsa Família, desde cumpram os pré-requisitos, como por exemplo, estar com cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), entre outros.

O secretário Municipal de Assistência Social de Mucuri, advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, reforça que as equipes do CadÚnico estão preparadas para realizar o cadastramento de todos os cidadãos mucurienses que procurarem a instituição e se enquadrem nas exigências do programa. “Esse CadÚnico Volante foi uma forma de atender à recomendação do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, ‘Robertinho’ (UB), que a Secretaria venha agir de forma itinerante, estando próxima aos usuários, ofertando todo atendimento necessário, suprindo as necessidades e vulnerabilidades vivenciadas pelas famílias”, explicou.

O município de Mucuri possui 4.439 famílias contempladas com o Auxílio Brasil – com crescimento de 734 famílias somente no ano de 2022 – recebendo em média o benefício de R$ 400 reais mensais. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, há a previsão de que este valor seja mantido até novembro ou dezembro deste ano, fazendo circular no comércio local aproximadamente R$ 2 milhões.