18 de janeiro de 2023 18:51

Secretaria de Assistência Social realiza visita técnica à APAE de Itabatã

Nesta quarta-feira (18/01), o secretário Municipal de Assistência Social de Mucuri, o advogado Nodje Walter Neiva Diamantino fez uma visita técnica à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itabatã, acompanhado da equipe de servidores da pasta, para monitorar e avaliar as atividades realizadas através desta entidade socioassistencial, que oferece oficinas de atendimento especializado em situações de vulnerabilidade social, risco pessoal por violação de direitos a pessoas com deficiência e habilitação e reabilitação.

A APAE desenvolve várias atividades com as famílias PAIF e PAEFI, respectivamente do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. Para tal, conta com o apoio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SVFC, dentro da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009), no qual se completa ao trabalho social esses indivíduos.

Essa visita busca fiscalizar a execução dos serviços, uma vez que a APAE recebe um repasse correspondente a R$ 171.006,00 para atender 960 membros (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos) durante um período de 12 meses, potencializando os vínculos familiares e comunitários, estimulando o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

Durante a visita, o secretário Nodje Walter explicou a importância dessa fiscalização, tanto pela aplicabilidade do dinheiro público, quanto pela qualidade dos serviços prestados. “Pela primeira vez neste município, a Prefeitura de Mucuri viabiliza a continuidade dos atendimentos prestados pela APAE através do repasse de recursos próprios, o que permite investir no desenvolvimento destas famílias. Algo que o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) fez questão de firmar o compromisso, entendendo a necessidade das famílias mucurienses”, destacou.