07 de março de 2023 08:22

Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri recebe visita da pesquisadora Cecília Baptistotte objetivando plano de ação para conservação das tartarugas marinhas

O secretário de Meio Ambiente de Mucuri Ronildo Brito, a pesquisadora da Fundação Pró-Tamar Cecília Baptistotte e Marcelo Lourenço do Projeto Tamar de Caravelas.

O secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, recebeu nesta segunda-feira (06/03), a visita da médica veterinária, pesquisadora e cientista Cecília Baptistotte, coordenadora do Núcleo de Veterinária do Projeto Tamar no Estado do Espírito Santo, além da visita também do analista ambiental Marcello Lourenço, da Base Avançada do Projeto Tamar de Caravelas.

Segundo o secretário Ronildo Brito, o encontro que aconteceu na própria sede da SEMAM – Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Mucuri teve como pauta principal, o futuro do monitoramento das tartarugas marinhas na costa regional dos abrolhos que engloba os municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado. “Ficamos muto felizes com a visita da Doutora Cecília Baptistotte, uma das maiores autoridades científicas em tartarugas marinhas no Brasil e também pela visita do amigo Marcello Lourenço, na SEMAM em Mucuri”, disse o secretário.

E acrescentou Ronildo Brito: “Estamos em um período de muitas missões e necessitamos de amparo especializado que nos possibilite o planejamento dos trabalhos para cada temporada reprodutiva. Temos realizado ações de educação ambiental como mutirões de limpeza de praias e ações de comunicação, pois desde janeiro já começaram a nascer os primeiros filhotes de tartarugas marinhas, o que tem atraído a atenção das comunidades locais, turistas e especialmente as crianças e jovens, que se encantam com a beleza das tartaruguinhas”, salientou o secretário Ronildo Brito.

Cecília Baptistotte é bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, mestra e doutora em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz da Universidade de São Paulo. Atualmente ela é analista ambiental do IBAMA e coordenadora da Base Estadual de Veterinária do Projeto Tamar no Espírito Santo. A veterinária Cecília Baptistotte foi uma das fundadoras em 1988 da Fundação Pró-Tamar que apoia os trabalhos de conservação e pesquisa do Projeto Tamar, organismo marinho instituído em 1980 pelo extinto IBDF – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal convertido em 1989 no conhecido IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.