28 de agosto de 2022 12:19

Secretaria de Saúde realiza mais um mutirão de glaucoma em Mucuri e Itabatã

Após o êxito nos atendimentos realizados desde primeiro mutirão de glaucoma no município de Mucuri e distrito de Itabatã, centenas de pacientes já foram atendidos, inclusive com a cirurgia oftalmológica. Assim, a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde, continua melhorando os cuidados à saúde oftalmológica dos cidadãos, diminuindo o tempo de espera das filas e proporcionando mais qualidade de vida.

Com a grande demanda, as equipes se dividem entre Mucuri/Sede e distrito de Itabatã, para ofertar de forma organizada, o devido atendimento a todos. O mutirão de glaucoma, por exemplo, aconteceu nesta sexta-feira (26) em Mucuri com atendimento a 115 pacientes e a distribuição de 477 caixas de remédios para continuidade ao tratamento adequado. Da mesma forma como aconteceu no sábado (27) em Itabatã, com 168 pacientes atendidos e 675 frascos de colírio entregues aos mesmos.

Nesse mutirão os pacientes passam por uma triagem e em seguida são chamados para a realização de testes, realizados por enfermeiros. Após a avaliação, são atendidos pelo médico que realiza os exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, a equipe de saúde tem feito esse acompanhamento mais próximo ao paciente no decorrer desses meses intervalados entre um mutirão e outro, pois é preciso seguir à risca o uso da medicação, que dura o tempo exato do intervalo feito.

“O diagnóstico precoce é extremamente importante, principalmente para a continuidade às revisões e utilização do colírio correto. Temos empenhado esforços nos mutirões, com toda atenção possível, para que sejam contemplados desde os pacientes da Sede quanto distritos, povoados e assentamentos. O cuidado da visão é trabalho em conjunto”, explicou o secretário Fernando Jardim.