03 de julho de 2023 08:14

Último dia do 26º Forró do Peroá de Mucuri conta com atrações exclusivamente locais, encerrando em grande estilo os festejos

Uma das festas mais aguardadas do calendário festivo de Mucuri é o Forró do Peroá, que em 2023 chegou à 26ª edição e neste ano se destacou pela programação de prestígio aos artistas da terra.

A festa que é em homenagem aos pescadores e marisqueiras, uma tradição no município de Mucuri, proporcionou muita diversão, dança e entretenimento entre os dias 29 de junho a 02 de julho, contando com apresentações no palco principal da Praça do Peroá de bandas locais, que representaram brilhantemente o potencial dos mucurienses.

Na abertura da Festa, o público presente foi levado a memórias afetivas embaladas ao som das quadrilhas juninas que se apresentaram pela rede municipal de ensino. Destaque para a organização e brilhante empenho das Escolas Municipais Ismar Teixeira Guedes, Raul Gazzinelli, Turma da Mônica e Luís Eduardo Magalhães, apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação, através do secretário, professor Dalmo Costa.

As programações durante o dia foram divididas desde atividades preferencialmente de pescadores e marisqueiras a esportes em geral. A Corrida de Bateira e Descasca de Camarão foram disputadíssimos e reuniram um público bastante torcedor. O Grupo Cultural “Os Atrapalhados” e a Quadrilha junina Chama Chuva fizeram a abertura da noite de sexta-feira, 30 de julho, que contou também com shows de artistas locais, Gil Moreno e Casal Raiz, que abrilhantaram a noite tanto quanto a banda Arriba Saia.

Destaque para a atuação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, por realizar os torneios e competições que esquentaram a temperatura das arquibancadas de futebol de areia juvenil, feminino e masculino adulto, arremesso de tarrafa e dominó. O embate era saudável e a entrega das premiações, melhor ainda, sempre entregues pelo diretor Municipal de Cultura, Ilmar Lopes “Mazola” e a educadora cultural Luzinete Souto que participaram de todos os momentos para homenagear o empenho da equipe organizadora, dos espectadores e torcedores, mas principalmente dos pescadores e marisqueiras.

Na Praça do Peroá, o torneiro de dominó atraiu muitos espectadores para a competição entre 54 competidores, consagrando o pódio de primeiro lugar para a dupla Noelson e Daniel, segundo lugar com a dupla “Burrico” e Talita, por fim, a dupla Paulo Henrique e Roberto Alves “Beto Caipifruta” conquistaram o terceiro lugar.

Entretenimento não faltou no quarto dia desse Arraiá e o entardecer coloriu de tons alaranjados a Praça para receber a animação das quadrilhas juninas, apresentadas pelo Grupo Cultural Fogo na Saia e Quadrilha Junina Estilizada Pega Fogo. Foi o momento mais especial das apresentações, que emocionaram a quem acompanhou os jovens animados e enérgicos que homenagearam a cultura nordestina, bem como a fé dos brasileiros na Santa padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Finalizando em alto estilo, a banda Samba Point se apresentou no palco principal cantando os sucessos do samba e pagode brasileiro, representando o potencial artístico do povo mucuriense, que foi transmitido em tempo real pelas redes sociais da Prefeitura de Mucuri, através da parceria com a empresa Gigasat que disponibilizou também internet livre ao público.

Do algodão-doce e churros ao espetinho e pizza, a variedade gastronômica agradava àqueles que procuravam as delícias características de Mucuri, além das bebidas e drinks também dispostos ao consumidor que preencheu a Praça do Peroá com sua animação contagiante. As barracas de artesanato especialmente trazendo os bordados, esculturas e vestuário, mostrando que o município é rico em sua variedade de encantos e produtos.

Em todas as manhãs, enquanto os festeiros recarregavam as energias nas belas praias de Mucuri, a Secretaria Transporte, Limpeza e Iluminação pública atuava para proporcionar um ambiente limpo novamente para que todos pudessem curtir com maior conforto os 4 dias de festa. Além disso, um dos pontos positivos desse 26º Forró do Peroá foi o fomentando ao turismo, que por sua vez também movimenta a economia e com o resgate histórico que representa as tradições do nosso povo.