19 de setembro de 2023 21:48

Zerando a fila de espera, Prefeitura de Mucuri oferta atendimento à saúde oftalmológica para mais 23 pacientes

Nos dias 18 e 19 de março, segunda e terça-feira, respectivamente, a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde encaminhou para a Clínica Oftalmoclinic em Teixeira de Freitas, novos pacientes triados a procedimentos cirúrgicos.

Entre esses dias, foram realizadas 23 cirurgias, sendo 06 pacientes já contemplados anteriormente com a cirurgia em um dos olhos e voltando para a correção no segundo olho. Foram feitas cirurgias de catarata e pterígio (conhecida como raspagem), beneficiando pacientes de Mucuri/sede, distritos e povoados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, atualmente não há mais a fila de espera por esse procedimento na rede pública de saúde em Mucuri. Esses pacientes passaram pelo atendimento na Regulação e com a indicação médica, foram destinados ao procedimento cirúrgico, totalmente gratuito e com toda segurança, desde o transporte – com automóvel que faz o translado da residência à clínica com conforto – à realização das cirurgias, pois são realizadas por profissionais altamente qualificados em uma clínica referência na região.

Além do transporte e alimentação, a Prefeitura de Mucuri disponibilizou técnicos da equipe da Secretaria de Saúde para acompanhar os pacientes, oferecendo todo suporte necessário.

Todos os pacientes saíram satisfeitos, parabenizando ao prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) por toda equipe de profissionais capacitados e por não medir esforços em atender à demanda da população.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, caso ainda exista pacientes interessados em participar das cirurgias oftalmológicas ofertadas pelo município de Mucuri, eles devem procurar a Central de Regulação, munidos do encaminhamento do médico oftalmologista.

Desde 2021 o governo municipal priorizou a atenção básica e a reestruturação dos serviços de saúde para a população mucuriense. Além de reformar as unidades de saúde tanto do município quanto distritos e povoados, como confirma ainda o secretário Fernando Jardim, a administração municipal por meio do empenho do prefeito Robertinho também conquistou um maior número de médicos e contratou serviços especializados para a realização de cirurgias de média e ata complexidade, assim como profissionais da atenção básica, que periodicamente passam por capacitações para oferecer melhor atendimento aos pacientes.