03 de julho de 2022 16:50

Artistas da terra são 50% na grade de atrações no 4º dia do 25º Forró do Peroá

Um dos pontos de destaque da grade de atrações do 25º Forró do Peroá é o prestígio aos artistas da terra. A festa que é em homenagem aos pescadores e marisqueiras, uma tradição no município de Mucuri, trouxe a apresentação no palco principal na Praça do Peroá de bandas locais, que representaram brilhantemente o potencial dos mucurienses.

Para o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), a alegria maior é proporcionar o retorno das festas tradicionais para o município de Mucuri. “Seria impossível imaginar a festa do Peroá sem incluir os artistas da terra na nossa grade. As atrações de cunho nacional têm importância, mas é para os do município que trabalhamos, porque a festa dá esta oportunidade aos nossos artistas de criarem portfólio e de ficarem na memória da cidade”, frisou o prefeito Robertinho.

Neste 4º dia, a programação iniciou logo pela manhã em competições entre as marisqueiras, mostrando o domínio de uma técnica bastante comum com descasque do camarão. Essa disputa acontece desde as primeiras edições da Festa e para as vencedoras é gratificante receber um troféu por algo que fazem com tanto carinho, perpetuando inclusive entre gerações essa cultura.

A premiação foi entregue pela secretária Municipal de Cultura e Turismo, Luzinete Souto, o técnico avaliador da prova, Paulo Henrique Roseno e o organizador dos eventos esportivos no município, Bitata. O terceiro lugar foi ocupado por duas irmãs, que empataram no resultado da pesagem do camarão: Marília Félix dos Santos, “Nem pequena” e Diana Batista dos Santos, “Mosquito”. A vice liderança nesse ranking foi conquistada por Lucilene Félix dos Santos Morais, “Véa” e a grande campeã foi Patrícia Batista dos Santos, “Pepeta”, também irmãs marisqueiras.

Logo em seguida, ainda na Praça do Peroá, o torneiro de dominó atraiu muitos espectadores para a competição entre 64 competidores, consagrando o pódio de primeiro lugar para a dupla Liomar Conceição Costa e Thiago da Silva Bessoni, segundo lugar com a dupla Roberto Alves de Oliveira “Beto Caipifruta” e Paulo Henrique Souza Roseno, por fim, a dupla Leandro Santos Vieira “Two” e Jorge Gomes “Garrincha Show” conquistaram o terceiro lugar.

A tarde aconteceu a corrida de bateira, que são barcos à vela e a remo, outra tradição do município de Mucuri. A dupla vencedora foi Adeildo Alves dos Santos e Zenildo dos Santos Matias (Tigo), já o segundo lugar foi entregue a dupla Maciel Santos de Azevedo e Gilberto Conceição de Azevedo (Beto) e a terceira dupla ganhadora foi João da Silva Vieira e Josiel da Silva Vieira.

Entretenimento não faltou no quarto dia desse Arraiá e o entardecer coloriu de tons alaranjados a roda de capoeira na Praça do Peroá. O 10º Encontro e batizado do grupo de capoeira Brasil das Gerais, reforçou a tríade Disciplina-Respeito-Educação entre capoeiristas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, que foram recepcionados pelo Mestre Marzinho capoeira, da escola do Kinho no município de Mucuri.

A noite começou com o Forró na Tarifa de pescadores com Garrincha Show e a apresentação da quadrilha junina “Fogo na Saia”. A Praça do Peroá ficou pequena para tamanho talento dos artistas locais que abriram e fecharam a noite de festa. O vaqueiro Tiago Felipe foi o primeiro da noite, seguido por Robério e seus teclados, mas a Banda Vibração representou o município de Mucuri perfeitamente, tanto na animação, quanto carisma e o dom da música.

O último promete fechar com chave de ouro essa primeira festa do Peroá, após muita espera. São esperados no palco principal deste domingo (03), a dupla Edu e Maraial, Casal Raiz, William Sales e Fabiano e seus teclados, além das diversas atividades ao longo do dia.