18 de agosto de 2022 13:50

Intersetorialidade entre Educação e Assistência Social pauta temáticas de trabalho nas escolas de Mucuri

A pandemia inaugurou um tempo inédito, sacudiu planejamentos, formas de trabalhar e tantas outras áreas da vida. O distanciamento tornou evidente do quão importante é a desenvoltura em equipe, unindo esforços. Isto é, trabalhar, governar e construir políticas públicas de forma articulada entre diferentes setores — como educação e assistência social, por exemplo. A intersetorialidade fortalece e reúne conhecimentos, práticas, estruturas sociais e culturais entre diferentes setores, para que dialoguem e somem esforços na execução conjunta de ações que beneficiem o cidadão.

Um exemplo disso é o trabalho realizado na rede de ensino no município de Mucuri. No último ano, mesmo diante de grandes percalços como desastres ambientais e pandemia, os estudantes conseguiram se destacar por meio de premiações importantes em nível estadual e, principalmente, adaptações no sistema tecnológico e equipes de trabalho, tornaram possível o êxito no ensino-aprendizagem.

Desenvolvendo o plano de intersetorialidade no município de Mucuri, nesta quinta-feira (18/08), aconteceu a terceira reunião de planejamento, com o intuito de apresentar a agenda trabalhada nas escolas. Para isso, participaram deste momento os diretores e representantes das Escolas Municipais, Escola Estadual, Associação Golfinho, CRAS, CREAS, CAPS e Conselho Tutelar, além do secretário municipal de Assistência Social, Nodje Valter Neiva Diamantino e do secretário municipal de Educação, Dalmo Costa.

A agenda foi construída pelos representantes da rede que irão abordar as temáticas a serem trabalhadas nas escolas, como “Afetividade”; “Criança não namora nem de brincadeira”; “Responsabilidade dos pais no cuidado dos filhos”; “Ansiedade e drogas”; “Campanha setembro amarelo”; e apresentação dos demais serviços de apoio assistencial para a rede de educação.

Ao longo das unidades, serão realizadas palestras, roda de conversas, panfletagens e terapia em grupo com os alunos, responsáveis familiares, professores e agentes de saúde de Mucuri/ Sede, com o objetivo de amenizar as situações de demanda de saúde mental apresentadas pelas crianças e adolescentes na rede pública do município.

A secretaria de educação apresentará com antecedência as datas estipuladas para início das atividades dentro do ambiente escolar, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e a agenda terá início neste ano, se estendendo para os próximos.